Empire State Building

Não há quem não se lembre do icônico arranha-céu que é escalado por um gorila gigante no consagrado filme King Kong! O Empire State Building, ergue-se a mais de 400 metros de altura na cidade de Nova York. Com seus 102 andares divididos entre escritórios comerciais (80 pavimentos) e corporativos (5 pavimentos), além do térreo 2 subsolos e a antena (com altura equivalente a 14 andares), já recebeu quase 110 milhões de visitantes desde sua abertura em 1931.

Image

Nome
Seu nome deriva do apelido do estado de Nova York.

Corrida para o céu
A construção fez parte de uma grande competição em Nova York pelo título de Edifício Mais alto do Mundo. O 40 Wall Street e o Chrysler Building foram outros projetos que concorreram pelo título.
Quando pronto, o Empire State foi considerado uma das estruturas mais altas do mundo, título que durou mais de quarenta anos quando foi concluído a Torre Norte do World Trade Center, em 1972. Depois do 11 de setembro o Empire State Building voltou a ser edifício mais alto de Nova York sendo, agora, superado pela Freedom Tower em construção no antigo terreno do World Trade Center.

Arquitetura
Projetado pelo arquiteto William Lamb e encomendado por John J Raskob, um dos magnatas da época e diretor executivo da General Motors (A mesma do Rockefeller Center) , o arranha-céu adotava uma tendência Art Deco, muito comum naquele período histórico.
Sua volumetria era reflexo do programa, que exigia plantas livres para os escritórios, e da legislação de uso e ocupação do solo que buscava que grandes arranha-céus reduzissem a área dos pavimentos quanto mais altos estes fossem, em um processo de piramidização com intuito de privilegiar a insolação de outras edificações e áreas públicas da cidade.
Notável também na composição da edificação é sua “antena” que a principio teria a função de um mastro ancoradouro de dirigíveis, o que se provou inviável devido às oscilações geradas pelas fortes rajadas de vento a tal altura, tornando o desembarque extremamente perigoso. Hoje ela serve de base para uma antena de TV.

Image

Foram necessários apenas 410 dias para construir o arranha-céu de calcário e granito de 102 andares e 365 mil toneladas, com 4,5 andares acrescentados por semana, em média.
Foi nomeado como uma das Novas maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civís e é um Marco Historico Nacional.
Em 2011, após dois anos de estudos e projeto, o Empire State Building finalmente conseguiu ganhar sua certificação LEED GOLD, após a finalização de seu retrofit, que tornou o edifício muito mais eco-amigável.

Empty State Building
A abertura do edifício coincidiu com a Grande Depressão dos Estados Unidos, e como resultado muitos de seus escritórios não foram alugados. A falta de interessados em alugar os escritórios do edifício fez com que os nova yorquinos apelidassem o edifício de “Empty State Building” (empty = vazio, conotação ao grande número de escritórios vazios).

Elevadores
Os visitantes chegam ao 86º andar em 45 segundos – 427m por minuto – em um dos 72 elevadores. O último sai às 23h 15.

Iluminação
A iluminação do Empire State Building muda em feriados ou eventos especiais.
Todos os anos no dia 25 de Março o Empire State fica com as cores preta, vermelha e amarelo em celebração à parada germano-americana de Steuben .
Em dezembro de 2007, o prédio ficou amarelo para promover o filme Os Simpsons.
Em 2008, as “luzes” foram desligadas para conservar energia na Hora da Terra.
Tradicionalmente, todos os anos no dia 15 de Setembro, a iluminação fica em verde, branco e vermelho, para marcar o dia da independência do México.
Em 12 de Julho de 2010, as cores eram vermelha, amarela e vermelha, em celebração da vitória da Espanha na Copa do Mundo.
No dia 24 de Junho de 2011, o prédio ficou com as cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta, depois que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado.

Suicidios
ório foi colocada em 1947 após 5 pessoas terem tentado se atirar num período de apenas três semanas.

Outras curiosidades
-O prédio possui 6.500 janelas e 10.000.000 tijolos.
-Filmes que têm o edifico como pano de fundo:

  • 1993- King Kong;
  • 1957- Tarde demais para esquecer (An Affair to Remember);
  • 1977- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall)
  • 1989- Feitos um para o outro (When Harry Met Sally)
  • 1993- Sintonia de amor (Sleepless in Seattle)
  • 2003- Elf, Um duende em Nova York (Elf)

– No Valentine’s day (14/02- Dia dos namorados nos Estados Unidos), noivos podem se casar no Sky lobby (Salão do Céu) no 80º do edifício tornando-se automaticamente membros do Clube de Casamento Empire State.
-Em fevereiro, numa tradição que data de 1978, 150 atletas sobem, numa corrida, os 1.576 degraus do lobby até o 86º andar. O recorde é de 9 minutos e 33 segundos.

Image

Where to go?
350 5th Avenue com 34th Stree
Metrô: B,D,F,N,Q,R,W
Site Oficial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s